![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQxQ0Ux6T93t-sVANR1QrzBQ6c0E6CLgnbd6FUNQKdELrJF3hr-RaGonWpGQmYmgKy3LwhJ8Dp7OW8Mp_UsRaZxLwKwV0u4raqTmyhRDDm5Fih77_91ohx3GTYwtoZDE67EXxxK9k4DHI/s320/Eu+e+mamy.jpg)
Sumi.
Antes de começar, quero deixar aqui o meu relato sobre a ruptura total de tendão de aquiles que tive, em dezembro passado. Talvez assim, algumas pessoas possam se identificar melhor com a situação.
Porque o nome "Tendão de Aquiles" ?
Conta a lenda grega que Aquiles, filho do rei Peleu e da rainha Tétis, tinha um único ponto vulnerável no corpo, exatamente na altura do calcanhar, na altura de um tendão. Para tornar o menino imortal, sua mãe passou ambrósia em seu corpo e o manteve por um tempo próximo ao fogo. Depois, mergulhou Aquiles no rio Estige, cujas águas tinham o poder de torná-lo invulnerável. Ao mergulhar o filho nas águas do Estige, a mãe o segurou por um calcanhar e, sendo assim, essa parte de seu corpo não foi tocada pelas águas. Aquiles cresceu e se tornou um dos principais heróis gregos da guerra de Tróia, sendo ao final atingido e morto por Páris, com uma flecha no calcanhar. Daí se falar hoje em tendão de Aquiles, uma denominação vulgar para o tendão que se encontra na parte inferior e posterior da perna.
Isso pode levar a algumas confusões, pois algumas pessoas entendem que só existem tendões nessa região do corpo, quando não é verdade. As mãos, os pés, o pescoço e todas as partes que se dobram, ou seja, praticamente o corpo inteiro (se imaginarmos um contorcionista de circo em atividade) está repleto de tendões.
Eu desci do onibus, estava chovendo e corri na ponta do pe como bailarina, quando coloquei o pe todo no chão senti romper, mas não sabia o que era, fui para o hospital pensando que tinha quebrado, mas então fui entender a gravidade da situação.
Fiz cirurgia e o processo todo pos operatorio.
Ele é um grande e calibroso tendão que se localiza atrás do tornozelo, ligando os músculos da panturrilha (sóleo e gastrocnêmio) ao osso do calcanhar (calcâneo). Ele fornece força na fase de impulso da passada (ciclo da marcha), pois sua função é levar a ponta do pé para baixo, ou seja, nos ajuda ficar na ponta do pé (flexão plantar) ou saltar.
É formado por um tecido inelástico, composto, na sua maior parte, por colágeno, porém é pobre em suprimento sanguíneo. São as fibras colágenas que dão resistência às trações sofridas pelo tendão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário